sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Um pouquinho sobre o meu novo lar, Califórnia

Salve, pessoal. Quem acompanha o blog sabe que o Marcel e eu iremos para a California. Logo, inevitável que eu fale um pouco sobre esse estado, que certamente ficará na minha memória para sempre.
A California é um dos estados mais importantes dos Estados Unidos, senão o mais importante. É o mais populoso do país, com mais de 33 milhões de habitantes, e o 3º maior em extensão territorial, atrás apenas do Alaska e do Texas, respectivamente. Com um PIB (produto interno bruto - soma de todas as riquezas produzidos em um ano) de US$ 1,8 trilhões, a Califórnia é o estado mais rico dos EUA. Se a California fosse um país, seria o 8º mais rico do mundo, imediatamente à frente do Brasil, que cairia para a nona colocação. É isso mesmo: o estado da Califórnia, sozinho, produz mais riquezas que todo o Brasil durante um ano. O governador do estado é o ator (e político, lógico) Arnold Schwarzenegger, que está atualmente em seu segundo mandato. Uma curiosidade: Schwarzenegger nasceu na Austria, mas é naturalizado americano. A Califórnia não elegia um governador nascido no exterior desde 1862, quando o irlandês John Downey governou foi eleito.

Sacramento, capital da Califórnia

A capital da Califórnia é a cidade de Sacramento, que possui aproximadamente 400 mil habitantes, com 1,8 milhão na região metropolitanta. Diferente do Brasil, onde via de regra a maior cidade do estado também é sua capital (acredito que SC seja a única exceção, por favor me lembrem se eu esqueci de outra), nos EUA isso não acontece. 4 das 20 maiores cidades do país estão na Califórnia. São elas:

LOS ANGELES
Centro de Los Angeles
Com uma população de quase 4 milhões de habitantes, Los Angeles é a maior cidade da Califórnia e a segunda maior dos EUA.  Famosa por abrigar Hollywood, a cidade é conhecida como a "capital mundial do entretenimento". Rivaliza com Nova York em relação ao número de celebridades que vivem na cidade, mas não há um número oficial em relação a isso. Los Angeles fica a 480 milhas de onde eu vou morar, ou 800 km, ou 8 horas de viagem (de carro).

SAN DIEGO
San Diego e a baia de mesmo nome
Aproximadamente 1,4 milhão de pessoas vivem em San Diego, o que a torna a 2ª maior cidade do estado e a 9ª maior do país. Uma curiosidade da cidade é que ela fica bem próxima à fronteira com o México. Alguns estudos colocam, inclusive, San Diego (EUA) e Tijuana (México) como parte da mesma região metropolitana. Campinas (Brasil) é uma cidade-irmã de San Diego. A cidade fica 600 milhas distantes de Truckee (onde eu vou morar), ou 1000 km, ou 10 horas de viagem.

SAN JOSÉ
Rua no centro de San José
3ª maior cidade da Califórnia e 10ª dos EUA, San José tem uma população de um milhão de habitantes. Está localizada dentro do Vale do Silício, zona que concentra empresas de tecnologia da informação como a Apple, o Google, o Yahoo, a Intel e várias outras. San José fica a 200 milhas da minha cidade, ou 320 km, ou 3 horas de viagem.

SAN FRANCISCO
Ponte Golden Gate em San Francisco
San Francisco é a 4ª maior cidade do estado e a 12ª do país, com mais de 800 mil habitantes. É onde fica a ponte Golden Gate (foto), bastante conhecida no mundo inteiro. É uma cidade conhecida por sua diversidade, tolerância e por sua riqueza (é a 18ª mais rica do mundo). Tal qual Rio Grande (te mete!), San Francisco também é uma península, localizada às margens do Oceano Pacífico e da baía de São Francisco. Fica a 190 milhas da minha cidade, ou 300 km, ou 3 horas de viagem.

CURIOSIDADES

Perceberam a influência do espanhol nas cidades da Califórnia? Acontece que o estado foi, anteriormente, uma parte do México. Além disso, a proximidade com o país latino influencia bastante nos hábitos e costumes do estado. Estimativas indicam que 60% da população da Califórnia não é americana. Percebem? O estado só tornou-se parte dos Estados Unidos em 1848. Uma outra curiosidade bem interessante é que o aborto é legalizado e pode ser feito sem custo algum. Vocês conseguem imaginar isso no Brasil?
Se eu esqueci de alguma coisa, por favor, comentem e me lembrem! ;)

4 comentários:

  1. Que lindo teu novo lar, desejo que sejas recebido com muito amor e carinho e que cuidem bem de ti e do Marcel! A saudade vai aumentando cada vez mais... mas não esqueceremos de ti, estaremos de braços abertos quando voltares! AMO-TE ♥

    ResponderExcluir
  2. @Cristina--Tina
    O lado ruim disso tudo é que a saudade já está batendo. Mas eu hei de superar :D

    ResponderExcluir