Como todos sabem, cheguei no sábado a Curitiba. Vou, portanto, aproveitar a situação para fazer um comparativo entre duas companhias aéreas do Brasil.
A primeira é a Gol. Segunda maior empresa do setor no país, possui 41% de participação no mercado, 119 aeronaves e opera 67 destinos diferentes. Em 2009, lucrou R$ 890 milhões.
A segunda é a Webjet. Terceira maior companhia aérea brasileira, detém 6% do mercado doméstico nacional. Possui 20 aeronaves e opera para 10 diferentes destinos. Pelo que li na internet, a Webjet nunca obteve lucro desde a sua criação, em 2005. Vamos à análise!
- PRÉ-VOO: CHECK-IN
Gol
Sempre que voei pela Gol, nunca tive problemas com o check-in ou extravio de bagagens. Aliás, raramente enfrentei filas, sendo um voo de São Paulo para Porto Alegre a única exceção, onde fiquei cerca de 30 minutos esperando o atendimento.
NOTA: 8
Webjet
Para minha surpresa, às 9h30 da manhã, o balcão da empresa já estava lotado. Era o único em que a fila ultrapassava os limites daquelas faixas que têm nos aeroportos. O dia começou bem!
NOTA: 6
- EMBARQUE / DECOLAGEM
Gol
Muita gente reclama dos atrasos nos voos da Gol, entretanto também nunca tive problemas em relação a isso. Apenas uma vez, na ida de Porto Alegre para São Paulo, fui obrigado a trocar de um voo às 7h da manhã para um próximo ao meio-dia, mas isso foi culpa da Cherlise. Nunca peguei mais de 30 minutos de atrasos no embarque / decolagem.
NOTA: 9
Webjet
A previsão inicial do voo era às 10h30. Pois bem, eram 10h25 ainda não tínhamos autorização para ingressar na sala de embarque. O voo acabou sendo confirmado para às 10h55, entretanto decolamos às 11h40, 1h10 após a previsão inicial! Pelo que me consta, o aeroporto de Curitiba ficou fechado por 6 horas durante a manhã de sábado em função da neblina, mas a empresa não nos repassou essa informação, portanto me parece descaso com os viajantes.
NOTA: 4
- O VOO
Gol
As aeronaves da Gol são modernas, utilizam Boeings 737 e, segundo a tripulação, é a frota mais moderna do Brasil. Independente disso, voos domésticos são sempre desconfortáveis. Durante a viagem em si, já ganhei de tudo: sanduíche, bolo inglês, hot cracker, bala 7 belo e por aí vai. Na área das bebidas, a Gol oferece refrigerante - Pepsi (obrigado Antonio!) e Guaraná (ambos com opção de refrigerante light) -, suco e água mineral. O serviço de bordo é bom, na medida do possível.
NOTA: 7
Webjet
Tal como a Gol, a Webjet também utiliza aeronaves modelo Boeing 737. Essas aeronaves, entretanto, são visivelmente mais velhas que as da Gol. Segundo a Wikipedia, a idade média da frota da Webjet é de 17 anos. Daqui a pouco nem paga mais IPVA (tá, piada tosca). Além disso, não sei se é em função da cor dos assentos da empresa - um verde bem feio - ou se é fato, mas a aeronave da Webjet me pareceu bem mais apertada que na Gol. Além disso, eles não ofereceram nada para comer durante o voo, apenas bebidas (e ainda assim nem tinha suco). Mais um ponto negativo para a Webjet.
NOTA: 4
- A CHEGADA NO DESTINO
Gol e Webjet
Com nenhuma das empresas tive quaisquer problemas no destino, o voo nunca demorou mais que o previsto e também nunca tive bagagens extraviadas, portanto nem precisei dos serviços delas para localizar minhas malas.
NOTA: 10
- TOTAL
Gol - 34
Webjet - 24
Como vimos acima, a Webjet não é uma boa companhia aérea para viajar. Entretanto é a empresa que geralmente oferece os preços mais baixos, então uma hora ou outra estaremos presos em suas garras. A dica que fica, portanto, é: podendo evitá-la, evite. Você não irá se arrepender.
Muito bão saber, sir Christian. ;D
ResponderExcluirObrigado pelas dicas!
ResponderExcluir