terça-feira, 15 de junho de 2010

E essa história do inglês, hein?

Boa noite! Começo o post extremamente irritado. Perambulava eu por alguns blogs de intercambistas agora há pouco quando me dei conta de um fenômeno que acontece em praticamente todos eles: a inglenização. Eu não sei o que esse povo tem na cabeça, mas isso me estressa profundamente. Por que diabos as pessoas, quando fazem um blog sobre intercâmbio, têm mania de começar a usar determinadas palavras em inglês? Ou, pior, algumas vezes colocam textos inteiiiiros em inglês no blog. Lógico que de vez em quando dá preguiça de traduzir tudo o que nós vemos pela internet. Acontece, meu filho, que tu estás escrevendo EM PORTUGUÊS, para leitores de língua portuguesa. Hoje em dia todo mundo fala inglês, isso é básico, mas ainda assim você imagina a Globo colocando alguma notícia no ar em outro idioma? É exatamente a mesma coisa. Tá fora do Brasil há tempos e não sabe como dizer determinada palavra? Google pra você, queridão. Tá no Brasil e acha que é grande coisa por falar um pouquinho de inglês? Acorda, meu filho. Inglês é o idioma mais "povão" que existe. Atualmente 25 milhões de brasileiros estudam inglês. Isso é mais do que a população da Austrália, por exemplo. Portanto, volta à Terra e te liga que qualquer pessoa que queira pode falar inglês e que tu não és mais do que ninguém por fazê-lo e que, ao colocar expressõezinhas em inglês no teu blog, não te tornarás melhor do que ninguém. Fica a dica. Todos nós queremos viajar e conhecer outras culturas, isso é fato. Mas aprendamos antes a valorizar a mais fantástica cultura e a mais bela língua que temos: a nossa.

3 comentários: