quarta-feira, 16 de junho de 2010

Teste de inglês

Boa tarde! Hoje eu vou falar um pouco sobre o Egali Test. Pera aê, Christian, no outro post tu criticaste o uso de expressões em inglês e agora estás usando uma? É, você tem razão em pensar assim. Acontece que esse é o nome que a própria Egali dá para o teste, ou seja, não é minha culpa. De qualquer forma, falemos sobre o teste de inglês necessário para poder participar do FREE. Mais uma vez ressalto que as informações são baseadas em experiências pessoais, ou seja, foi o que aconteceu comigo e pode não ser regra geral, e também são relacionadas exclusivamente ao processo da Egali. Outras agências podem - e provavelmente têm - processos um pouco diferentes. O teste da Egali é bem simples, consiste em uma parte de escuta e outra de compreensão textual e escrita. O nível mínimo de inglês para participar do programa é pré-intermediário. Ao todo, o teste nivela por quatro níveis: pré-intermediário, intermediário, pré-avançado e avançado. Pelo que lembro, são 55 questões, sendo as 30 primeiras de escuta e as outras de leitura/escrita (não estou certo). Cada questão tem pesos diferentes e, de acordo com a tua pontuação, tu és classificado em determinado nível (dãã, Christian, isso é lógico!). Eu não sei qual a pontuação necessária para ficar nos dois primeiros níveis, mas para ficar no pré-avançado tu tens que ter feito entre 75 e 85 pontos e no nível avançado entre 85,1 e 100 pontos. Outra coisa óbvia mas que preciso citar: quanto mais alto o nível de inglês, melhores são as chances de conseguir um bom emprego nos EUA. Tem outra coisa importante: cada empregador exige um determinado nível no idioma. Aqueles que exigem níveis mais altos geralmente pagam melhor. Eu fui classificado no pré-avançado e a vaga que estou querendo exige justamente esse nível. Se tudo der certo passarei bastante frio nos Estados Unidos. HAHAHA
Então é isso, pra galerinha FREE que ainda não fez o teste eu tenho uma dica: se acalmem. O teste é bem tranquilo mesmo. Não se prendam à gramática porque ela nem é exigida. O que se pede é o conhecimento da língua de uma forma mais ampla. Para aqueles que têm um nível um pouco mais alto e acham que o teste não faz muita diferença, se esforcem para pegar avançado e curtam muito o país. Por mais que tenhamos estudado bastante aqui no Brasil, só teremos contato com o inglês de fato quando estivermos fora. E aí, meu amigo, não há pontuação que te coloque acima ou abaixo de alguém. E boa sorte nas mímicas...

Um comentário:

  1. olá...
    vou no mesmo programa que você, e sou de Novo Hamburgo...
    contudo estou tendo problemas com o test... já fiz duas vezes e sempre fico no pré intermediário, ou seja abaixo de 65 pontos, é que não sou muito boa em inglês... tem algumas dicas para que eu consiga fazer mais de 65 pontos??? hehe
    bju
    Carolina

    ResponderExcluir